10 fatos curiosos sobre a Páscoa!

Por que o coelho é o símbolo da Páscoa? E porque presenteamos com ovos de chocolate? Veja essa e outras curiosidades sobre essa celebração.

A Páscoa é feriado religioso ao qual se celebra a ressurreição de Cristo, três dias após sua morte, conforme o Novo Testamento. Dos feriados cristãos, ele é o mais antigo e um dos dias mais importantes do calendário litúrgico. 

Frente a isso, as curiosidades rondam: Afinal, por que o coelho é o símbolo da Páscoa? E por qual motivo nos presenteamos com ovos de chocolate? Separamos essas e outras informações curiosas sobre esta celebração. Confira:

1- Como começou... 

Resumidamente, desde o século XII antes de Cristo, a Páscoa é uma festa da Primavera, a festa da primeira lua cheia a seguir ao equinócio de dia 21. Mas a Páscoa cristã já vem da Páscoa judaica. ... Passou a ser a data judaica. Jesus já festejava a Páscoa e a "última ceia" seria, justamente, a celebração da Páscoa.

2- O nome 

Na Pascoa Judaica, a palavra provém do termo hebraico pesach, que significa passagem. É comemorada pela conquista da liberdade dos hebreus, que viviam como escravos no Egito. 

Na Páscoa Cristã, o termo chegou ao português através do latim e, antes do grego "pascha", no sentido de pastagem ou alimento, por ser o momento de terminar o jejum da Quaresma.

3- Coelhinho 

A tradição do coelhinho da Páscoa chegou à América no século 18, vinda da Europa, onde o símbolo era uma lebre. O coelho representa a fertilidade, o nascimento e a esperança da vida por ser um animal que se reproduz em grandes ninhadas.

4- Quando é comemorada 

Cristãos do ocidente e do oriente comemoram a Páscoa em épocas diferentes, porque o cristianismo oriental é baseado no calendário juliano, e o ocidental considera o calendário gregoriano. A Páscoa é uma festa móvel comemorada no primeiro domingo depois da lua cheia após o início do equinócio da primavera no hemisfério norte, variando entre 22 de março e 25 de abril.

5- Outro símbolo 

O lírio branco é a flor símbolo da Páscoa por representar a ressurreição.

6- Ovo de páscoa 

Muitos séculos antes do nascimento de Cristo, a troca de ovos no equinócio da primavera, comemorado no dia 21 de março no hemisfério Norte, era um costume que celebrava o fim do inverno, segundo o monsenhor André Sampaio Oliveira, doutor em Direito Canônico.

"Quando a Páscoa cristã começou a ser celebrada, o rito pagão de festejar a primavera foi integrado à Semana Santa. Os cristãos, então, passaram a ver no ovo um símbolo da ressurreição de Jesus."

7- Túmulo vazio  

O ovo também já foi associado a um túmulo vazio, lembrando a ressurreição.

8- Joias raras 

 

Reis europeus costumavam dar de presente ovos de porcelana decorados com ouro e joias. A partir de 1885, a família imperial russa passou a presentear com ovos de metais preciosos que continham esculturas em miniatura em seu interior, criados pelo joalheiro Peter Carl Fabergé. Hoje, as peças de Fabergé são consideradas joias raras.

9- Ovos de galinha  

Originalmente, os ovos de Páscoa eram ovos de galinha vazios e pintados com corantes naturais, como casca de cebola e flores. 

10. Ovos de chocolate 

Mais tarde, os franceses começaram a rechear os ovos de galinha com chocolate, e o recheio acabou se tornando mais popular que a casca. Os ovos totalmente feitos de chocolate surgiram no final do século 19.


Compartilhe