08 curiosidades que você precisa saber sobre a pizza

Neste sábado, 10 de julho, comemoramos o Dia Mundial da Pizza. E, nós, do Clube A Gazeta, separamos algumas informações sobre essa paixão nacional, além de dicas de como comemorar a data!
Você sabia que a pizza tem um dia inteirinho para chamar de seu?
 
Pois é: 10 de julho é o Dia Mundial da Pizza.
 
A data comemorativa foi criada em 1889, em Nápoles, na Itália, quando o rei Humberto Ie a rainha Margarida de Saboia (em italiano, Margherita Maria Teresa Giovanna) provaram uma pizza pela primeira vez.
 
Na ocasião, a iguaria foi recheada com ingredientes que remetiam às cores da bandeira italiana: mussarela (branco), tomate (vermelho) e manjericão (verde), dando origem à pizza Margherita - em homenagem à rainha.
 
E engana-se quem acha que os italianos são os mais apaixonados pelo prato. O ranking de fãs é liderado pelos Estados Unidos: 95% dos americanos comem pizza regularmente.Seguido por nós, os brasileiros - consumimos cerca de 1,7 milhões de pizzas no ano. Em terceiro lugar, os franceses e sua média de cinco quilos de pizza porano. Os italianos aparecem em quarto lugar, seguidos pela Austrália, segundo uma pesquisa realizada pela ECD Food Service, empresa especializada em informações sobre o mercado de serviço de alimentação.
 
Gostaram dessas curiosidades?

Saiba que elas não param por aqui. Nós do Clube A Gazeta, como bons amantes dessa delícia, separamos 08 curiosidades que você precisa saber sobre ela. E claro, indicamos os parceiros onde você pode comemorar essa data em grande estilo.

Mas, calma! Se você prefere arriscar as habilidades de pizzaiolo, também damosdicas de receitinhas fáceis para passar esse dia.
 
Vem com a gente e aproveite a leitura!

01 - Origem
 
Existem algumas divergências sobre a origem da pizza. O consenso, porém, é de que a receita como conhecemos hoje - uma massa redonda, achatada, com molho de tomate, coberta por queijo e outros ingredientes - foi criada no século XVIII em Nápoles, na Itália. Entretanto, há registros de iguarias semelhantes ainda antes de Cristo, há 6 mil anos.
 
02 - Brasil

A pizza chegou aoBrasil no século XIX por meio de imigrantes italianos. Sua entrada no país sedeu pelo Brás, bairro de São Paulo. Mas foi em 1950 que a iguaria se tornou popular entre os brasileiros.
 

03 - Dia Favorito
 
Em todo o mundo,sábado é o dia da semana favorito para pedir pizza. Foi o que apontou um levantamento feito pela ECD Food Service. E olha que sorte: o Dia Mundial daPizza esse ano é em um sábado!
 
04 - A mais antiga

Antica PizzeriaPort’Alba é a pizzaria mais antiga do mundo: sua fundação foi em 1980.Localizada em Nápoles, na Itália, ela funciona até hoje.
 
05 - A mais cara

A pizza mais cara do mundo custa 8 mil euros, o equivalente a cerca de R$ 33 mil. Criação do pizzaiolo Renato Viola, a chamada Luigi XII serve somente a duas pessoas,apesar do preço salgado. Apenas para preparar a massa são gastos 72 horas. O seu valor elevado deve-se aos ingredientes utilizados: a base é de frutos do mar, como camarão vermelho, três tipos de caviar importados e lagosta da Noruega.
 
06 - A maior

A maior pizza do mundo tem 40 metros de diâmetro e pesa nada menos do que 25 toneladas. Registrada no Guiness Book, ela foi criada em Roma, na Itália, em homenagem ao imperador Otávio Augusto.
 
07 - “Tudo acaba em pizza”
 
Já ouviu ou usou muito essa expressão? Saiba que ela surgiu em um time de futebol brasileiro, na década de 50, mais precisamente no Palmeiras. Isso porque, após uma reunião, onde rolou uma grande discussão entre os diretores do clube, todos foram para uma pizzaria e deixaram a confusão para trás.
 
08 - Games
 
Pac-Man é um dos jogos mais populares entre as décadas de 1980 e 1990, e até hoje tem fãs. Mas muita gente não deve saber essa curiosidade: Tohru Iwatami, um designer de jogos da Namco no Japão, inspirou-se na falta de uma fatia da pizza para criar o personagem. Agora fez sentido o desenho, certo?
 
Onde comemorar
 
-       Comarella Pizza & Burger
 
 
Na Comarella você encontra sabores inusitados e deliciosos de pizza. Assinantes têm 10% de desconto no valor total da conta. Unidades na Glória, em Vila Velha, e Jardim Camburi, em Vitória. Confira as condições!
 
-       M Burger & Pizza
 
Essa dica é para a galera de Guarapari! Com unidade na Praia do Morro, a M Burger & Pizza é ideal para quem curte uma pizza com bastante massa e recheio. Assinantes têm 10% de desconto no valor total da conta. Confira as condições!
 
-       Coco Bambu
 
Que tal uma pizza de frutos do mar? Para quem curte, o point ideal é o Coco Bambu! Assinantes têm desconto de 10% de desconto no pedido da pizza, a partir das 18h. Confira as condições!

 
-       Vila Parque Boliche
 
Pizza e um joguinho de boliche. Já imaginou uma comemoração tão divertida como essa? Assinantes do Clube A Gazeta têm 10% de desconto no valor da conta nas unidades de Itaparica e do Shopping Boulevard, ambos em Vila Velha. Confira as condições!
 
Faça em casa
 
Se você gosta dese arriscar na cozinha, então você precisa conferir essas três receitas rápidas e fáceis de pizza.

1) Pizza de liquidificador

Preparação: 15 minutos
Alerta: essa receita é para uma pizza grande. Se gostar dela mais grossa, dobre os ingredientes.

Ingredientes:

- 2 xícaras de farinha de trigo (320g)
- 1 xícara deleite
- 2 ovos
- 1 colher de chá de fermento em pó
- 1 colher de chá de sal
- 1 colher (sopa)de margarina ou manteiga

Preparo:
 
- No liquidificador: junte os ovos, a manteiga ou margarina, o sal e o fermento. Pulse um pouco para misturar. Acrescente o trigo aos poucos e bata por 2 minutos. Ficará homogênea e líquida.
 
- Unte sua forma com farinha de trigo e esparrame a massa.
 
- No forno: pré-aqueça em 200º por 5 minutos. Leve ao forno e asse por 15 minutos ou até endurecer, retire e recheie como desejar. Volte ao forno para terminar de assar.
 
Bônus: Para deixar mais crocante, tente deixar mais próxima do fogo por mais alguns minutos, cuidados para não queimar.
 
2) Pizza de Pão Francês
 
Nada como misturar duas paixões: o pão francês - para nós capixabas “di sal” - e pizza! O mix parece inusitado, mas rende uma receita deliciosa. Além do mais, essa é uma forma criativa de usar os pães velhos e não desperdiçar.
 
- Pegue um pão francês amanhecido (sim, aquele bem duro!) 
 
- Hidrate com água até virar um mingau.
 
- Depois, retire o excesso de água com uma peneira, acrescente ovo e misture.
 
- Espalhe a massa na forma e leve ao forno para assar por cerca de 30 minutos. Observe ela ficar bem sequinha.

- Quando chegar a esse ponto, retire para adicionar o recheio desejado. Se tiver queijo, vale levar mais um pouquinho ao forno até derrete-lo.
 
3) Pizza de frigideira

Rápida - 10 minutinhos, saborosa e fácil de fazer: toda a pizza pode ser montada na própria frigideira.


INGREDIENTES:

- 01 disco de Rap10
- 1 colher de sopa de molho de tomate
- 2 colheres de sopa de queijo tipo cottage
- 1 fatia de peito de peru defumado
- manjericão(opte pelo fresco)
- orégano desidratado
- cebola a gosto
- tomate a gosto
- pimenta do reino
- azeite
 
Modo de Preparo

- Misture o queijo com o manjericão picado e a cebola ralada a gosto e reserve.
- No disco de Rap10 ao fogo baixo, espalhe o molho de tomate e em seguida o queijo já temperado.
- Corte o tomate e disponha sobre a pizza.  (Vale também algumas cebolas em rodelas, caso goste do sabor da cebola).
- Em seguida, acrescente a pimenta do reino.
- Espalhe o peito de peru sobre a pizza e finalize com um fio de azeite e orégano a gosto.
- Em uma frigideira anti aderente tampada, deixe a pizza cozinhar em fogo baixo por cercade 2 minutos.
 
4) Pizza Lowcarb

Essa pizza também é preparada na frigideira, mas é para a galera que gosta de consumir pouco carboidrato.
 
Ingredientes
 
- 1 unidade deovo
 
- 30 gramas de farinha de amêndoa
 
- 1 colher de sopa de azeite
 
- 1 colher de sopa de água
 
- 1 colher de cháde fermento químico
 
- 1 pitada de sal

Modo de preparo
 
- Misture todos os ingredientes da massa até obter uma mistura homogênea.
 
- Unte uma frigideira grande e distribua a massa por toda a superfície. Leve-a ao fogobaixo.
 
- Tampe a frigideira e deixe a massa assando por cerca 3 minutos.
 
- Desligue o fogo, recheie como preferir e tampe a frigideira novamente.
 
- Deixe por cercade 1 ou 2 minutos, o tempo suficiente para esquentar e derreter o recheio.
 
 
 
* Por Fiorella Gomes

Compartilhe