Seis curiosidades sobre o futebol no Brasil

Essa paixão nacional tem um dia todinho para chamar de seu: 19 de julho. Destacamos algumas curiosidades que você precisa saber sobre o futebol.

Que o futebol é uma paixão nacional todo mundo já sabe. Mas você sabia que existe um dia todo dedicado a ele?

Pois é!
No dia 19 de julho, nesta segunda-feira, é comemorado o Dia Nacional do Futebol.
A data é uma homenagem ao primeiro clube de futebol do país formado por brasileiros e o mais antigo em atividade, o Sport Clube Rio Grande, fundado em 19 de julho de 1900. 
O primeiro time oficial de futebol criado foi o São Paulo Athletic Club, em 1888, e formado por colonos ingleses. Hoje esse time está extinto.

Mas você sabe alguns fatos sobre ofutebol?

Separamos algumas curiosidades e também parceiros onde você pode comemorar esse dia especial para amantes do esporte.

1. Origem

O esporte nasceu na Inglaterra em 1863. Mas o futebol como conhecemos no Brasil foi introduzido por Charles Miller, em 1894.

2. Primeira partida no Brasil

O primeiro jogo de futebol aconteceu em 14 de abril de 1895, na cidade de São Paulo. A grande questão é que não havia nenhum brasileiro na partida. As duas equipes eram formadas por ingleses que trabalhavam na cidade em duas empresas: Companhia Ferroviária São Paulo Railway contra Funcionários da Companhia de Gás.

3. O primeiro campeonato

O primeiro campeonato de futebol no Brasil ocorreu em 1902, em São Paulo. Quem levou o título foi o São Paulo Athletic Club.

4. O jogador mais novo a vencer uma Copa

Em 1958, Edson Arantes do Nascimento, o nosso Pelé, foi o jogador mais novo avencer uma Copa do Mundo. O Rei do Futebol foi o grande protagonista da Seleção Brasileira no primeiro título na competição mundial.

5. A Rainha

Se temos o Rei do Futebol, também temos a Rainha: Marta Vieira da Silva, eleita seis vezes a melhor do mundo. Ao todo, disputou cinco vezes a Copa do Mundo femenina.

6. Camisa azul da Seleção Brasileira

A segunda camisa da seleção brasileira, de cor azul, foi escolhida por ser da mesma cor do manto de Nossa Senhora da Aparecida, a padroeira do Brasil.

Onde comemorar

O Clube A Gazeta tem vários parceiros ligados ao futebol, onde você pode aproveitar o dia - ou a semana -  para respirar esse esporte que tanto amamos.

Futeacademi

Um lugar onde você pode praticar ofutebol, trazendo mais saúde e condicionamento físico na sua rotina. Assinantes têm 15% de desconto na mensalidade. Confira!

Little Kickers

Nosso parceiro une aulas de futebol temáticas e introdução a Língua Inglesa em um ambiente divertido e lúdico. Umamistura perfeita de ensino e atividade física. Assinantes têm 50% de descontono valor da matrícula.  Confira!

Five Sport Bar 

O Five traz toda uma temática esportista que inclui também, claro, o futebol. Uma super combinação entrecardápio variado e elaborado, bebidas selecionadas, decoração interna e programaçãoesportiva. O bar fica no Shopping Vitória. Assinantes têm desconto especial nocardápio "Juntos Venceremos" valendo até 23h, de segunda asexta-feira. Além de 50% de desconto no Chopp Brahma. Confira!

 

Gustus Sport Bar

Outro point para quem gosta da temática esportiva. O cardápio oferece excelentes aperitivos além daquele chopp bem gelado. O Gustus fica no Centro de Vila Velha e funciona de quarta a domingo.Assinantes têm 15% de desconto no valor total da conta. Confira!
* Por Fiorella Gomes

Compartilhe