Você conhece o chocolate “tree to bar”?

Chocolate é quase sempre unanimidade e no processo “tree to bar” a qualidade do produto é garantida com o controle de todas as etapas desde o cultivo do cacau

Conhecer alguém que não gosta de chocolate é difícil. Até porque ele combina com quase tudo. Para os chocolovers de plantão, um novo conceito de produção tem se tornado uma tendência entre os fabricantes. Chamado de “tree to bar” ou “da árvore para a barra” ele garante um controle maior sobre o plantio e cultivo das plantas de cacau e resulta em um produto final de maior qualidade. 


“Um mesmo produtor fica responsável por todos os processos, incluindo a colheita dos frutos e as etapas de fermentação, secagem, torra e descasque das amêndoas. Feito isso, o cacau torrado e descascado, chega pronto na fábrica para virar chocolate”, explica o chocolate maker Marcos Birchler Redighieri, da Capitão Redighieri, parceira do Clube A Gazeta. 


Redighieri conta que esses processos de produção vem de família e que o cacau plantado pelos seus pais, ainda em 2012, foi cultivado para proteger um rio na propriedade e construir uma área de preservação permanente.  


De acordo com o sócio fundador da Ana Bandeira Chocolates, Alexandre Augusto de Deus Pontual, também parceiro do Clube A Gazeta, a graça desse processo é a possibilidade de fazer alterações no aroma antes mesmo da torragem da semente. 


“Para uma semente de cacau virar chocolate, o primeiro passo é plantar a árvore, cuidar dela e então quando o fruto amadurece nós colhemos. A escolha do tipo de árvore a ser plantada, já altera o sabor. Isso é uma diferença no “tree to bar”, porque no chocolate industrial, quem planta o cacau, não está tão interessado no produto final. Ele quer apenas a produtividade”, explica. 


Ainda segundo Pontual, no processo de fabricação do chocolate, não basta apenas colher o cacau. Isso porque ele também será fermentado e secado. Entretanto, historicamente esse processo de fermentação sempre representou um embate entre a indústria com o produtor. Já que um quer vender logo, enquanto quem compra quer sempre que ele faça a melhor fermentação possível. 


“Só quem produz a própria semente de cacau consegue fazer um controle dessas etapas que, sinceramente, são fundamentais”, destaca.


Além do “tree to bar”, existe também um outro conceito de produção do chocolate chamado de “bean to bar”, ou também “semente para a barra”, em tradução literal. 


Nesse processo, os chocolateiros se relacionam com os produtores partindo do ponto de torragem. Isso vai ressaltar o gosto desejado. "Como utilizamos o nosso próprio cacau, chamamos isso de cacau de origem única, o que faz bastante diferença porque conhecendo as características da amêndoa, é possível fazer uma torra específica", pontua. 


Garantindo qualidade e sabor único, esses processos podem ser degustados entre os parceiros do Clube A Gazeta. 


Na Ana Bandeira, os chocolates são produzidos a partir de amêndoas próprias e selecionadas, em uma fazenda em Linhares, no Norte do Estado. Assinantes do Clube podem converter o valor da compra de um café espresso em chocolates. 


Já no Capitão Redghieri, os clientes contam com 25% de desconto na compra de três barras de chocolate e baú de madeira, além de entrega grátis nos pedidos realizados em Santa Teresa. 

CLUBE GAZETA

Se você ainda não é assinante do Clube A Gazeta e não quer ficar fora dessas dicas, não perca mais tempo. Acesse a loja clicando aqui ou entre em contato com a Central de Relacionamento, em horário comercial, pelo telefone e WhatsApp no número: (27) 3321-8699.

Os planos são de assinatura mensal, trimestral e anual. Os beneficiários, de acordo com o pacote, também têm acesso a todo conteúdo exclusivo do site de A Gazeta.

Com mais de 200 estabelecimentos parceiros espalhados pelo Estado, o Clube A Gazeta oferece serviços especiais para quem busca por novas experiências no Espírito Santo. Além de ações exclusivas e promoções, os assinantes sempre pagam menos na conta, porque o desconto nunca pode faltar.



INFORMAÇÕES:

Site: https://clube.agazeta.com.br/loja

Telefone: (27) 3321-8699

WhatsApp: (27) 3321-8699


Compartilhe