5 cuidados importantes para ter com o seu animal de estimação

Com a pandemia, o número de animais de estimação em casa aumentou. Mas, independente da espécie é preciso ficar atento e dar muito amor ao seu bichinho

Tem quem diga que o cachorro é o melhor amigo do homem, mas a verdade é que independente do animalzinho de estimação, o importante é ter cuidado e dar muito amor para o seu bichinho. Com a pandemia, o número de pets em casa aumentou, principalmente, em decorrência do isolamento social. 


Entretanto, segundo a médica veterinária da Lifepet Sabrina de Jesus, a crise econômica tem aumentado o número de abandono de animais. Devido a falta de dinheiro para cuidar da saúde dos animais, muitas pessoas são pegas desprevenidas pelos altos custos e acabam deixando o bichinho de lado. 


“Quando assumimos a responsabilidade sobre um pet, nos tornamos responsáveis por preservar a integridade física, psicológica e a segurança dele. Além de ajudá-lo no desenvolvimento, é preciso manter um acompanhamento periódico com o veterinário e ficar de olho nos cuidados adequados para cada espécie e raça”, destaca Sabrina. 


Ainda de acordo com a veterinária, na hora de escolher um animal de estimação é importante pesquisar sobre a espécie, raça, costumes, predisposição para doenças e as necessidades básicas. Além disso, não podemos esquecer que tudo isso gera custos que não podem ser deixados de lado.


“Quem está a fim de saber qual pet se adapta como o seu perfil, deve levar em consideração o entrosamento que temos com cães, gatos e outros animais. Tendo isso em mente, devemos pensar em nossa rotina e ambiente, já que independente do pet, ele vai precisar de atenção, carinho e muito cuidado”, ressalta.


Para os tutores de primeira viagem, a médica veterinária dá algumas dicas de cuidado e atenção na hora de cuidar dos novos bichinhos. 


  1. Acompanhamento médico periódico 


Além de receber orientações específicas para cada tipo de raça, é importante que se leve ao médico veterinário periodicamente para manter a saúde em dia. 


  1. Defina locais confortáveis 


Cães, principalmente, são muito curiosos na fase inicial. Por isso, é importante definir um lugar da casa seguro e aconchegante, sem deixar itens perigosos ao alcance deles. 


  1. Escolha um espaço para necessidades fisiológicas 


Você pode usar jornal ou um tapetinho descartável, que deve ter uma distância considerável do local de alimentação. No caso de gatos, a caixa higiênica é fundamental porque eles se sentem desconfortáveis fora da areia ou granulado.

  1. Não deixe de socializar 


É importante incentivar o convívio com outros animais e pessoas. A socialização deve começar desde cedo, principalmente com crianças. Mas fique de olho nessas interações porque os menores tendem a achar que pets são como brinquedos. 


  1. Tenha as vacinas em dia 

A vacinação é um dos pontos principais no quesito doenças. Tenha sempre o cartão com as doses em dia para prevenir e imunizá-los de doenças específicas às raças e transmissíveis aos seres humanos. 


MÉDICOS E BENEFÍCIOS 


Quem está procurando um animalzinho de estimação ou quer cuidar da melhor forma do seu bichinho, a Lifepet é um plano de saúde para cães e gatos que promove o bem-estar aos pets de todo o Brasil. Assinantes do Clube A Gazeta ganham 10% de desconto na mensalidade dos planos essencial, plus e prime.

Compartilhe