6 dicas para cuidar da mente no Dia da Saúde Mental

Para ressaltar a importância em se falar do cuidado da saúde mental, separamos seis dicas com a especialista Vera Carpenter de como cuidar da mente
Saúde mental importa. Afinal, não adianta os exames estarem em dia, se a cabeça anda cheia de situações complicadas. É por isso que o dia 10 de outubro foi escolhido como o Dia Nacional da Saúde Mental, para levar o debate à mesa e discutir ainda mais sobre a importância em se falar desses cuidados que devemos ter com a nossa mente.

“É muito importante cuidar da saúde mental porque assim como os músculos têm a função de sustentar os ossos, a saúde mental tem a função de favorecer a qualidade da vida, já que impacta diretamente na forma de pensar, sentir e agir da pessoa nas diversas situações da vida e na maneira como ela se relaciona consigo, com os outros e com os desafios da vida”, destaca Vera Carpenter, diretora de uma oficina de desenvolvimento pessoal e organizacional. 

Segundo ela, a integridade da saúde integral, ou seja corpo, mente e espírito, está diretamente ligada à forma como se lida com as questões em  diversas situações da vida. Além disso, dados gerados pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019, apontam que houve um aumento significativo de transtornos mentais a partir do início da pandemia, entre eles a depressão e a ansiedade.
“É daí que surge a necessidade de cuidar da mente diariamente e  gerar mais esclarecimentos sobre o tema. Precisamos promover  ações  para a manutenção da saúde mental  e desmistificar todas a crença de que procurar tratamento para a saúde mental é algo negativo”, afirma. 

Pensando nisso, a psicopedagoga deu algumas dicas para cuidar da saúde da mente e manter a cabeça com as ideias organizadas. 

  • Tente se conhece
Tire um tempo na sua rotina para manter uma relação intrapessoal e ativar recursos internos, como o diálogo consigo mesmo, autoconhecimento e compreensão dos sentimentos diários. 

  • Faça terapia 
A terapia é uma ferramenta fundamental para essa jornada do autoconhecimento. Por isso, busque um especialista que consiga lhe coordenar nessa jornada. 

  • Tenha rotina, mas tenha tempo para você 
Nada de preencher todos os segundos do seu dia. É fundamental sair do automático e desfrutar dos momentos que o imprevisto consegue nos dar. Aproveite o agora e o presente sempre que possível. 

  • Tenha tempo de qualidade
Busque ficar perto de pessoas que você ama e se conectar. Invista o seu tempo com familiares, amigos e estabeleça momentos verdadeiros com quem te faz bem. 

  • Atividade física sim! 
A atividade física pode ajudar muito no combate a problemas de saúde mental e, principalmente, no alívio de alguns sintomas de ansiedade ou depressão. 

  • Inspire e respire
Essa dica, segundo Vera Carpenter, é de ouro. Sempre que ansioso inspire profundamente e expire lentamente por cinco vezes buscando perceber cada parte do seu corpo, por pelo menos 3 vezes ao dia. 

VALE A PENA

Quem quer conhecer mais sobre o assunto ou acompanhar conteúdos que discutem saúde mental como tema principal, algumas séries e filmes abordam a temática atualmente. 

  • Severance (Apple TV)
  • In Treatment (HBO Max) 
  • Nise - O Coração da Loucura (HBO Max) 
  • Inside Out (Disney+)
  • Atypical (Netflix)

OFICINA VERA CARPENTER 
Com experiência no desenvolvimento do potencial humano e na administração de conflitos, a Oficina Terapêutica Vera Carpenter oferece 15% de desconto em todos os serviços para assinantes do Clube A Gazeta. 




Compartilhe