Saiba como armazenar o vinho corretamente

Aos enólogos de plantão, ou seja aqueles que amam vinho e procuram saber de tudo sobre a bebida, separamos algumas dicas importantes de como conservar as garrafas corretamente
Já ouviu a expressão “não se põe vinho novo em odre velho”? A frase vem de uma passagem bíblica e segundo alguns estudiosos pode significar sobre períodos de transformações. Metáforas à parte, esse termo também pode fomentar uma outra pergunta: você sabe como armazenar o seu vinho?

Para os enólogos de plantão, ou seja aqueles que gostam muito da bebida e procuram entender mais sobre os diferentes processos de ingestão e armazenamento, todo conhecimento é bem-vindo. Afinal, nada melhor do que relaxar apreciando um bom vinho da maneira mais correta e responsável possível, não é mesmo?

Quem ainda tem dúvidas, os problemas acabaram. Isso porque conversamos com um especialista parceiro do Clube A Gazeta que respondeu todas as nossas perguntas sobre vinhos. Confira: 

COMO ARMAZENAR O VINHO?

Nada de deixar a garrafa em pé, viu? Pelo menos é o que recomenda o sommelier da VinhoCom, Newton Cid Araújo de Castro. Segundo ele, a temperatura correta é entre 12 e 18º C.

“O ideal é armazenar, normalmente, em posição horizontal em um lugar fresco, abrigado da luz e livre de vibrações conservando também umidade ambiente”, destaca. 

ENTÃO EU DEIXO NA GELADEIRA?

Na verdade, ele precisa ser armazenado em um ambiente que mantenha a umidade e uma temperatura confortável para bebida. A geladeira nem sempre é a opção ideal. 

“O vinho não deve ser guardado na geladeira pois o frio e a falta de umidade com o tempo ressecam a rolha e o vinho pode oxidar por má vedação além de que a vibração da geladeira pode causar problemas de vedação”, afirma Newton Cid. 

MAS TEM DIFERENÇA DE ARMAZENAMENTO?

Segundo o sommelier, sim! Os vinhos brancos, por exemplo, são armazenados e servidos em temperaturas menores que os tintos, o que também pode variar entre o estilo da bebida e o tipo de vedante. 

“Envelheça apenas os vinhos que têm capacidade para serem envelhecidos. Vinhos de consumo imediato não se beneficiam de guarda e perdem o seu frescor com o tempo. Então fique atento e desfrute o melhor de cada estilo de vinho”, ressalta.

DICAS DE ESTABELECIMENTOS 

Quem ficou interessado, pode aproveitar e escolher a opção ideal entre os estabelecimentos do Clube A Gazeta. Além das variadas opções, os assinantes garantem descontos exclusivos e ofertas especiais nas lojas parceiras.  

Na VinhoCom o desconto é de 25% na compra de produtos da loja, sem considerar o frete. No Empório Joaquim o desconto é de 10% em até 3 rótulos selecionados por mês. Já na MeuSommelier, os beneficiários pagam 10% a menos nos rótulos. 

Compartilhe