Você conhece o mindfulness?

Conversamos com um instrutor especializado na prática do momento para tirar todas as dúvidas desse processo que tem feito sucesso
Antes de começar a ler esse texto vou te propor um desafio. Inspire lentamente… expire todo o ar… inspire lentamente e agora solte todo o ar. Repita esse processo por algumas vezes e eu tenho certeza de que você vai se sentir mais calmo, relaxado e, principalmente, um pouco mais livre da ansiedade do dia a dia. Essa é uma das várias vantagens dos processos de meditação e mindfulness, duas práticas bem em alta hoje em dia. 

“O mindfulness é um estado de total consciência onde percebemos todos os fenômenos que aparecem e desaparecem, no momento presente, em nosso corpo físico e em nossa mente. É um estado de completo despertar para a experiência enquanto ela se desenrola, sem sobrepor fenômenos mentais - como gostos, aversões, medos e preocupações – aos eventos que estão acontecendo no momento”, destaca o Instrutor de Mindfulness e Meditação da Embaixadores de Mindfulness Alex Amorim.

Segundo ele, ainda que possa soar esotérico, o mindfulness é um estado natural de consciência humana que muitos de nós já vivenciamos em algum ponto de nossa vida. No sentido prático, Mindfulness é o oposto de viver no piloto automático ou de ser escravo dos nossos hábitos. 

Pensando nisso, conversamos com o instrutor para tirar algumas dúvidas. Confira: 

  • Qual a diferença da meditação?

Apesar dos termos mindfulness e meditação podem ser usados como se fossem a mesma coisa, entenda que meditação mindfulness é a prática que usa diferentes técnicas como meios para desenvolver e acessar o estado de mindfulness. Ou seja, meditação é o caminho para o mindfulness.

  • Quais os benefícios da meditação?

Em um nível físico, a meditação ajuda a regular a pressão sanguínea, fortalece o sistema imunológico, pode reduzir o risco de doenças cardíacas, auxilia no processo de recuperação, combate inflamação e ajuda a reduzir ansiedade e depressão. Em um nível cerebral, a prática da meditação desenvolve neuroplasticidade – a capacidade do cérebro de se adaptar e formar novas conexões neurais de acordo com sua necessidade. 

  • Para que serve o mindfulness? 

A prática do Mindfulness, ajuda a focar a consciência dos praticantes no momento presente, enquanto reconhecem e aceitam sentimentos, pensamentos e sensações corporais sem julgamento, respeitando as coisas como elas são, ao invés de querer força-las a serem de outra forma. Dentre seus benefícios, podemos citar: o fortalecimento do sistema imunológico, a redução do estresse e da ansiedade.


  • Como praticar?

Praticamos formalmente quando desligamos nosso telefone ou o colocamos no modo silencioso e encontramos um local relativamente quieto onde possamos nos sentar, deitar ou caminhar por 10 a 20 minutos sem que ninguém nos distraia. A prática informal pode ser feita em qualquer local e a qualquer momento, desde que você se lembre de prestar atenção ao que está vivenciando naquele momento. 

  • É possível praticar sozinho? 

Lógico! Depois que você tiver uma orientação de um professor qualificado, você  saberá como continuar as suas práticas sozinho. O professor ensina o caminho para que o aluno possa caminhar sozinho.

Compartilhe